martes, mayo 13, 2008

Nota publicada por Piero Pedrazza, alumno del 5º semestre de Jornalismo de la Universidade Federal de Santa María, sobre los intercambios en la universidad.

13/5/2008
A experiência de ser um intercambista

A Secretaria de Apoio Internacional (SAI) tem como objetivo ajudar estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e de universidades estrangeiras a encurtar as distâncias entre alguns países. Para obter mais informações sobre intercâmbios, deve-se procurar o assessor para assuntos internacionais, Ney Luís Pippi, no quinto andar do prédio da reitoria, junto ao gabinete do reitor.

Mais de 100 países têm convênio com a SAI, que além de ajudar o estudante a conseguir uma vaga no exterior, também auxilia na familiarização com o idioma, tanto para os alunos brasileiros que vão estudar em outros países, quanto para os estrangeiros que estão aqui na nossa universidade. Outro lugar para se procurar intercâmbios é nas coordenadorias dos cursos, que também disponibilizam convênios com instituições estrangeiras.

Intercambistas no Campus

É grande o número de intercambistas que estudam na UFSM. Alguns vindos de uma cultura bem diferente, sendo assim facilmente reconhecidos. Outros já estão há mais tempo aqui ou são provenientes de países que falam o português, passando muitas vezes despercebidos.

A estudante argentina Sabrina Díaz Virzi, de Buenos Aires é uma das que revelam seu sotaque em poucas palavras. Está aqui cursando Comunicação Social habilitação em Jornalismo e conseguiu seu intercâmbio através da AUGM (Associação de Universidades Grupo Montevidéu).
Sabrina afirma que uma das principais diferenças entre as universidades do Brasil e da Argentina está na relação aluno/professor, que segundo ela, aqui é muito mais próxima por existirem menos turmas e menos alunos. Desta forma, o professor consegue memorizar o nome de cada um de seus alunos, bem como saber de suas dificuldades específicas. Outra diferença é o sistema de ingresso à universidade, o vestibular, o qual desconhecia e apesar de não saber indicar outra opção, não confia.

Natural de Cabo Verde, a estudante Bela Correia conseguiu seu intercâmbio através de um convênio do Banco Santander com as universidades de Santa Maria e com a Universidade da Beira Interior (UBI, Covilhã, Portugal). Bela cursa Bioquímica em Portugal e aqui assiste às aulas dos cursos de Farmácia e Enfermagem.

Apesar de se formar ainda neste ano, Bela espera aproveitar todas as cadeiras cursadas aqui no Brasil. Ela também aponta como ponto positivo a maior acessibilidade entre professor e aluno. Ainda falou sobre a imagem que o Brasil tem no exterior, que segundo ela, é a de “calor, cheio de praias e muita festa”, o que afirma não encontrar aqui.

Brasileiras no exterior

A brasileira Angélica Flores Coelhos ficou sabendo de uma bolsa de estudos, que lhe pagava moradia e alimentação, também oferecida pela AUGM no mural de sua coordenadoria. Angélica cursou seis meses do curso de Letras-Espanhol na Argentina, o que acabou por atrasar em um semestre sua formatura, por lhe faltar apenas o estágio final e não poder fazê-lo fora do país.

Ela encontrou dificuldade pelo fato dos argentinos serem mais teóricos e pela indisponibilidade do professor para responder perguntas aos alunos. Comentou ter de estudar muito mais do que costumava estudar aqui, mas hoje se arrepende de não ter cursado mais cadeiras e aproveitado mais o curso.

Juliana Gellati, brasileira e aluna do curso de Comunicação Social da UFSM, foi estudar cinco meses na UBI (Portugal) através do programa Santander Universidades . A seleção foi feita pela média escolar. Juliana entrou no curso de Ciências da Comunicação, cursou matérias de Jornalismo e morou na Residência Universitária (Casa do Estudante).

Para Juliana a experiência adquirida pela convivência em um país com cultura diferente foi muito rica. Juliana também conheceu pessoas de vários outros países, como Romênia, Espanha, Polônia, Croácia e Japão. Teve também a oportunidade de conhecer outros países da União Européia além de Portugal.

Um intercâmbio é muito valorizado em qualquer diploma e pode abrir muitas portas para o aluno no exterior. Vale a pena correr atrás de intercâmbios e bolsas internacionais. Informe-se.

http://www.ufsm.br/infocampus/

1 comentario:

CAM dijo...

Muy lindo todo. Garotos, feijoada y cerveja preta pero no entendi una goma de lo que dijo ese ñato...